Países visitantes

Países visitantes: Brasil, Estados Unidos da América, Portugal, Alemanha, Rússia, Canadá, Reino Unido, Argentina, Espanha, Angola, Polônia, China, França, Israel, Venezuela, Ucrânia, Paraguai, Bolívia, Indonésia, Malásia, Grécia, República Tcheca, Iraque, Jordânia, Hong Kong, Itália, Austrália e India.

sábado, 18 de maio de 2013

Um Deus que Cura.

Leitura Bíblica: 1º Crônicas - 20 - 1 : 7



1. Ezequias é reconhecido como um bom rei. Mas no apogeu da carreira ficou muito doente. Uma enfermidade grave e mortal.
2. O profeta Isaías vai até o rei para fazer uma visita e anuncia que a doença o levaria rapidamente à morte: “Põe em ordem a tua cada” (verso 1). Um tipo de visita que ninguém gostaria de receber.
a) Isso levou o rei a pleitear diante de Deus, em oração, pela vida. De maneira surpreendente, Deus Se compadece de Ezequias e o cura.
3. O que podemos aprender dessa história bíblica? Que lições podemos tirar da enfermidade e da cura de Ezequias?

I. Neste Mundo Todos Sofrem
1. Aqui está um exemplo: o rei Ezequias era uma excelente pessoa e um bom rei. Ele não era bom porque era rei, era rei porque era bom.
a) A Bíblia confirma isso em II Reis 18:1-8.
2. Verso 3: “Fez ele o que era reto perante o Senhor.” Verso 4: “Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo” (idolatria). Verso 5: “Confiou no Senhor” (dependência). Verso 6: “Se apegou ao Senhor, não deixou de segui-Lo” (intimidade). Verso 8: “Feriu ele os filisteus” (Não fez aliança com os inimigos).
a) A realidade é que a doença alcança também os bons, gente nova ou de idade avançada. Gente que foi ou está sendo uma benção para a igreja. Gente que ofereceu tudo ou ainda tem muito a oferecer para Deus.
3. Fazer a vontade de Deus tem o seu galardão. Tem a sua bênção. Possui suas vantagens, mas não nos isenta das tribulações.
4. O fato de sermos cristãos não significa que estamos assegurados por um super seguro de proteção. Então, qual a diferença de ser ou não cristão?
a) A diferença é que nas provações e lutas da vida não estamos sozinhos. Temos um Deus conosco. Temos uma esperança e fé que nos sustenta e, se viermos a descansar, a morte não é o fim. Deus ressuscitará. O que não teme ao Senhor, sofre só e sem esperança.
5. Queridos, Deus é soberano em todos os seus caminhos. Ele permite que Seus filhos sofram, afinal vivemos em um mundo de pecado, mas a promessa é que nenhuma provação será maior do que aquela que podemos suportar (I Cor. 10:13).
a) João 9:2 e 3 relata a história do homem cego. E revela que a doença não era resultado de algum pecado que ele ou seus pais haviam cometido, mas uma oportunidade para que o nome de Deus pudesse ser glorificado. Às vezes temos dificuldade de entender e aceitar essa verdade.

II. Deus Responde as Orações
1. Interessante que aqui (II Reis 20:1-7) a oração é colocada como sendo mais forte do que a profecia.
a) O profeta Isaías havia predito que a enfermidade era fatal, mas Ezequias não tomou essa palavra como final.
Ele orou e foi capaz de anular a profecia. Isso é algo impressionante!
2. A Bíblia diz que o rei Ezequias chorou e abriu o coração a Deus. Ele não estava psicologicamente preparado para morrer. Desesperadamente clama ao Senhor por cura. É errado pedir algo aparentemente impossível a Deus?
a) (comente o Salmo 102). Esse salmo nos motiva a pedir coisas impossíveis e a abrirmos o coração sem reservas a Deus.
b) A resposta de Deus, em II Reis 20, foi rápida e precisa: verso 5: “ouvi a tua oração. “Vi as tuas lágrimas.” “Eis que Eu te curarei.” Verso 6: “Acrescentarei aos teus dias quinze anos.” ”E das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade.”
3. Não é bom sabermos que Deus ouve e responde orações?
a) No caso do rei Ezequias, a resposta foi imediata; porém, outras demoram um pouco mais, e outras vezes a resposta é diferente da que esperamos. Mas continue confiando, orando, pois Ele ouve e responde.
b) O que aprendemos aqui é que, não importando o diagnóstico médico, devemos continuar elevando nossas orações de gratidão, louvor e petição.
4. O diagnóstico dado pelo profeta (enviado de Deus) era que a doença era fatal e sem cura.
a) Aqui está um exemplo de que as coisas podem mudar (versos 4 e 5). Tudo mudou na vida do rei com a oração.
Se a vontade de Deus for diferente é porque Ele tem um plano melhor do que o nosso.

III. Deus dá Instruções para a Cura
1. II Reis 20:7 – Deus dá instruções e espera que as sigamos.
2. Deus dá instruções específicas. No caso de Naamã (II Reis 5), a instrução era mergulhar sete vezes no rio Jordão. Até a sexta vez nada havia mudado.
3. Os métodos de Deus às vezes parecem não ter sentido. No caso de Ezequias: pasta de figos.
4. Deus usa diferentes métodos. Usa a medicina tradicional, o regime alimentar ou o estilo de vida, jejum e outros meios.
a) Nunca podemos limitar Deus. Por outro lado, abster-se dos remédios e só orar não é bíblico.
b) No Novo Testamento encontramos outra instrução específica para a cura. Em Tiago 5:13-15 somos orientados a chamar presbíteros para ungir com óleo os enfermos, a orar por ele, e levá-los a confessar os pecados.
c) A oração parece ser uma palavra-chave presente em todas elas.
5. Seria sábio seguirmos as instruções dadas por Deus na Bíblia para um viver saudável.

Conclusão
1. Não é fantástica essa história? Deus respondendo pedido específico por cura depois que a Palavra profética afirmou que Ezequias morreria.
2. Nunca desacredite da oração. Nunca deixe de orar. Eu não sei qual é o seu problema. Seja qual for, coloque-o diante do trono da graça de Deus. Confie em Deus.
a) Roguemos humildemente a Deus que seja nosso braço forte, manhã após manhã e procuremos nos abrigar sob os braços protetores de nosso querido Salvador.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES

OUTROS ARTIGOS