Júlio César Barbosa |
Textos: Ef 5:17 - 21, Rm 12:2, I Ts 5:17- 19, I Pe 2:15.
É comum ouvirmos frases como esta: "Se DEUS quiser". Ao ouvirmos estas palavras podemos parar e pensar. "Qual será à vontade de DEUS sobre este ou aquele assunto?".
Deveria ser comum entre nós estarmos preocupados com a vontade de DEUS em nossas vidas. Estamos vivendo dias difíceis, agitados, cheios de violência, insegurança, etc. Muitos anseios e preocupações que se pararmos para pensar e avaliar todos os problemas diários, não teremos com certeza vontade de sair de casa.
Embora a vida nos traga aflições somos convidados a conhecer a vontade de DEUS para nossas vidas e conhecendo esta vontade devemos também fazê-la. (Ef 5:17, Rm 12:2).
Ao contrário de andarmos ansiosos e preocupados à procura de sinais acerca da vontade de DEUS, devemos viver à procura de sabedoria para entendermos sua vontade revelada em sua palavra. A sua vontade não é obscura e tão pouco abstrata, ela é tão clara como a luz!
O que queremos dizer é que á vontade de DEUS, nos é revelada quando nos dispomos a obedecer á sua palavra. Discutiremos três textos que nos mostram a vontade divina acerca de nós:
I. A VONTADE DE DEUS É QUE VIVAMOS EM CONSTANTE COMUNHÃO COM ELE (I Ts 5:15-24).
Estes versos tem algo em comum. Eles refletem uma vida de contentamento, satisfação e alegria apesar das circunstâncias.
· Regozijai-vos sempre, significa que devemos ser sempre gratos por tudo. Crendo que DEUS está no controle de toda e qualquer situação.
· Orai sem cessar, significa estar em comunhão, dependência, amizade e reverência.
· Em tudo daí graças, é uma estratégia de constante comunhão, considerando que em tudo somos mais que vencedores (Rm 8:37), e que em CRISTO somos abençoados com toda sorte de bênçãos celestiais.(Ef 1:3).
II. A VONTADE DE DEUS É QUE TENHAMOS PUREZA MORAL (I Ts 4:3-8).
· Santificação: separação (afastamento, manter distância de tudo que nos leve a ofender á DEUS). (I Ts 5:23);
Ver. 6: Ninguém ofenda nem defraude a seu irmão (I Pe 3:8,9)
Ver. 8: Cuidado !
A mentira de Satanás,"Todo mundo faz !"; A voz do povo é a voz de DEUS". Falso! O povo que não reconhece a soberania de DEUS vive no reino das trevas ! (I Jo 5:19; Tg 4:4).
Procure manter suas mentes puras, fugindo de toda a aparência do mal. Não dê ouvidos às mentiras de satanás. (Ex: Eva).
A bíblia nos ensina a manter nossas mentes ocupadas com as coisas que vem do céu. (Fil 4:8, 5:22; Col 3:1,2).
III. A VONTADE DE DEUS É QUE OBEDEÇAMOS ÀS AUTORIDADES EM NOSSAS VIDAS. (I Pe 2:12-15).
O texto nos mostra uma situação de perseguição, calúnia, intervenção policial, etc.
O cristão é exortado (encorajado) a ter uma vida digna, ter um testemunho exemplar a ponto de que ninguém tenha nada que dizer que o desabone.(I Ts. 4:11,12; I Pe 2:15).
Autoridades são instituídas por DEUS, e usadas por Ele para nos revelar a sua vontade, mesmo que esta não nos agrade.
Importante !
Desde que não viole os princípios bíblicos, devemos obedecer.
DEUS é soberano. Se Ele instituiu uma autoridade, também tem o poder para removê-la. (Ex: Saul, Nabucodonosor).
A voz do povo não é a voz de DEUS! À vontade de DEUS é que andemos em conformidade com seus padrões, apesar dos palpites do mundo.(Gl 5:16, 25; Rm 12:1,2).
Devemos nos preocupar muito mais com a vontade que já nos foi revelada, e deixar que DEUS no seu infinito amor cuide de nossas vidas, pois Ele nos conhece e sabe muito bem de todas as nossas fragilidades e necessidades. (Sl 139, I Pe 5:7, Fil 4:19).
Somos convidados a crescer sempre (I Pe 3:18, Oséias 6:3; Is 64:4;Ef 4:13-16; Col 1:9,10 ), para que não tenhamos fracassos devemos viver a vontade de DEUS sempre!
Que Deus em Cristo nos abençoe.
Júlio César Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário